Por que o amor próprio é algo tão desafiador? Tão difícil de alcançar?
De onde vem essa espera por aprovação
E ficando com isso… sentindo com mais calma, me veio que, enquanto a gente espera que alguém de fora valide o que a gente sente, o que a gente deseja, e, principalmente, quem a gente é… esse amor nunca chega.
Porque, de alguma forma, a gente aprendeu assim, não é?
Que pra ser amada precisa ser aprovada. Reconhecida. Escolhida.
Só que amor próprio não nasce desse lugar.
Uma autoestima mais silenciosa
E não é só sobre se achar bonita, forte ou poderosa.
É sobre uma autoestima mais silenciosa. Aquela que vem da autovalidação. Da autoconfiança. De confiar na própria escuta. É a coragem de seguir o que o coração pede mesmo quando o olhar do outro não confirma.
Mesmo quando não tem aplauso.
E aí eu me pergunto… em tempos de tanta exposição, de tanta necessidade de ser vista, curtida, aprovada… onde foi parar esse amor?
"Talvez a pergunta nem seja 'como encontrar o amor próprio'. Mas como voltar pra dentro e lembrar que esse amor nunca teve fora."